"Todos dizem ser forte o rio que tudo arrasta. Ninguém diz serem fortes, as margens que o comprimem"

sexta-feira, 30 de abril de 2010

filme de diogo morgado esta ser rodado em Montesinho

O Parque Natural de Montesinho está a ser cenário para um filme, cujos direitos foram já comprados pela RTP.



“A Parideira”, assim se chama a obra do realizador José Miguel Pereira, que encontrou no Nordeste Transmontano o cenário ideal.



Cinco actores, um projecto comum. Uma ideia que nasceu de uma tese de mestrado em realização de cinema, do Instituto Politécnico do Porto, e que trouxe a Montesinho a equipa de filmagens, comandada pelo realizador José Miguel Pereira.



“Estávamos inclinados para uma zona perto de Viana do Castelo, mas temos um brigantino na rodagem que nos chateou a dizer que Montesinho tinha o sitio que queríamos e de facto ficamos convencidos porque isto aqui é exactamente o que procurávamos que é a ideia da natureza em estado puro que também gera vida” explica.



Diogo Morgado, actor consagrado do cinema e televisão, desempenha o papel de Tiago e é o cabeça-de-cartaz do projecto que conta a história da Parideira.



“É uma gruta que supostamente faz com que as mulheres estéreis entrem e saiam grávidas” explica, acrescentando que o seu papel é o de “um marido que já tentou de tudo e que acredita que é a ultima hipótese de ter um filho”.



Ana Moreira completa o par romântico da trama.



A actriz, mais conhecida pelo filme “Os Mutantes”, de Teresa Vilaverde, ou pela participação na série Pedro e Inês, da RTP, desvenda um pouco da sua personagem.



“Eu sou a Margarida, esposa do Tiago, e somos um jovem casal que procura engravidar por outros métodos, mas que não estão a resultar” explica. Por isso, “procura a ajuda da natureza através de uma lenda que diz que se passar uma noite na gruta a natureza encarrega-se de dar uma criança a essa mulher” e no fundo, “a Margarida está a repetir os passos da mãe porque ela também nasceu assim”.



O filme deverá estar pronto no início do Verão, para entrar no circuito de festivais nacionais e internacionais, como o Fantasporto ou o festival de Vila do Conde.



A RTP também já comprou os direitos do filme por dois anos.



Mas, fora de cena, o realizador José Miguel Pereira queixa-se de alguma falta de apoios, sobretudo por parte da câmara de Bragança. “Temos alguns apoios, mas esperávamos mais por parte da câmara de Bragança porque no fundo trazemos aqui um projecto de muita visibilidade e esperávamos ser mais bem recebidos” afirma.



Um filme com dois terços da acção passados no Parque Natural de Montesinho, o que causa alguns problemas logísticos. “Temos de arranjar uma casa de banho, electricidade através de geradores, o que é ruidoso e temos de contornar essa questão, é a distancia, o terreno, as estradas” exemplifica.

As filmagens terminam hoje e prolongaram-se por duas semanas.



Fonte: Brigantia

2 comentários:

  1. Maria Melo

    Este filme promete.
    Sempre desejei que o Diogo Morgado fosse convidado para fazer este género de filmes e fiquei muito feliz por saber que um jovem realizador o convidou para interpretar um tema muito enraizado nos mitos populares, que são as lendas portuguesas.
    Provavelmene não vai ter muitas audiências, mas não importa, vale sempre a pena seguir estes caminhos do que ceder a mediocridades e filmes, cujo o único fito é conquistar popularidade sem qualidade. Disto já estamos fartos.
    Parabéns Diogo, eu vou estar lá para assistir ao teu filme, podes crer.
    Um bem haja

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia a lenda e no ínicio julguei que fosse um brincadeira do Diogo!Gosto de tudo o que tenha a ver com lendas e mitos...tudo menos terror!!! Portanto..lá estarei em alguma sala de cinema para ver!!Promete!!!
    Espero que seja bem divulgado pois seria uma peninha passar despercebido :-(

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...