"Todos dizem ser forte o rio que tudo arrasta. Ninguém diz serem fortes, as margens que o comprimem"

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Andre Badalo vence Premio

A curta-metragem "Shoot me", do realizador português André Badalo, venceu o prémio do público no festival de cinema independente de Milão, que terminou esta semana em Itália, disse hoje o cineasta.
Em declarações à agência Lusa, André Badalo disse que o prémio conquistado no festival italiano é "importantíssimo, especialmente num país onde é difícil novos realizadores fazerem filmes e terem oportunidade de mostrar as ideias que têm. É um reconhecimento pelo menos lá fora".
"Shoot me" é a segunda curta-metragem de André Badalo e foi feita por uma equipa com menos de vinte pessoas e com um orçamento inferior a dois mil euros, sem produtora e sem qualquer apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
O filme é protagonizado por Maria João Bastos, uma mulher casada que trai o marido com um homem que tem a obsessão de a fotografar durante os encontros amorosos. Do elenco fazem ainda parte Ivo Canelas e Philippe Leroux.
O festival de cinema independente de Milão, também conhecido como o "Sundance milanês", terminou no dia 11.
André Badalo nasceu na Fuzeta, Algarve, em 1982, formou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e na University of Southern Califórnia, em Los Angeles, Estados Unidos.
Ainda em começo de carreira, André Badalo lamenta a dificuldade em obter financiamento para fazer cinema, recordando que o ICA já antes tinha rejeitado um projecto dele.
"O projecto com que eu concorri antes ao ICA foi rotulado pelo júri de projecto com grande exequibilidade e grande potencial comercial, não artístico para obter financiamento´ e quando se é um jovem realizador a tentar fazer um projecto, fazer um filme, estas críticas não são nada motivadoras", recordou.
Antes de "Shoot me", André Badalo tinha feito, enquanto estudante, a curta-metragem "A história de papel", protagonizada por Diogo Infante.
Por finalizar está a primeira longa metragem, intitulada "A escritora italiana" (2007), com Nicolau Breyner, Diogo Morgado e Simone de Oliveira.
Em Julho vai rodar uma nova curta-metragem, intitulada "Cachecol vermelho", que será protagonizada por Marco d´Almeida, e depois do verão irá preparar uma nova longa-metragem que contará novamente com a participação Maria João Bastos.
Sobre "Cachecol vermelho", André Badalo disse que será "completamente independente e irá ganhar muitos prémios, porque tem um grande argumento", escrito em parceria com João Raposo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...